segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Afinal de contas, o que é midia?

Fazendo uma pequena retrospectiva, vou tentar pensar o que é midia. Quando Guttemberg criou uma máquina que conseguia fazer cópias, revolucionou o mundo com a capacidade de levar escritos para um grande numero de pessoas. Com o passar dos tempos, sua técnica foi aprimorada - livros, folhetos, jornais.

Os jornais nasceram e se tornaram fonte de informação importante para época. O jornalista tinha um papel fundamental de noticiar e informar, certo? Isso mesmo, até que nasceu o rádio. Nasceu no sentido poético da palavra, afinal de contas, ele foi inventado e no início, nem mesmo ganhou força. Mas logo, o jornal era lido no rádio e esse aparelho de impacto imediato ganhou o poder de informar.

Quando o rádio e jornal escrito, junto com as revistas estavam aprendendo a conviver em harmonia, veio a televisão. Em preto e branco no início e logo colorida. Coisa maravilhosa! Nesse meio tempo, apareceu o cinema, que em algumas vezes foi muito utilizado como fonte de informação, digam lá os nazistas da Alemanha.

Vou pegar como parâmetro, o Brasil, e no momento em que passei a me entender por gente. Até 1998, 1999, eu convivia com uma assinatura de um jornal escrito, o rádio - em curitiba começavam as rádios "só notícias" e com a televisão, que já era colorida, linda e coisa e tal.

Se nessa época você me perguntasse: quem te informa?

Sem dúvida alguma eu diria: o jornal, o rádio, a televisão e ainda, algumas enciclopédias que mostravam máquinas, motores, e tudo mais - uma que eu adorava: "Como as coisas funcionam".

Em 1998, com a ajuda de um rolo da minha irmã e com uma ajuda excepcional do meu pai, compramos lá em casa um modem USRobotics 33.6 KBps, com filtro. Isso era algo que me deixava louco - louco de felicidade. Adorava aquele barulho dele conectando nas BBS. Sul BBS, Nutecnet, Livraria Cultura, enfim, a lista de BBS era imensa e cada uma me permitia no máximo 20 por dia. Era demais.

Não correu muito tempo até que eu fizesse uma assinatura num provedor. Era a Supernet. E daí por diante, algumas coisas mudaram.

A primeira delas é que desde essa época até hoje, nunca mais escrevi um carta. Até a época, eu tinha uma amiga nos estados unidos e vez outra, escrevia uma carta para ela. Hoje, se tiver que escrever algo, tem que ser num teclado.

Enfim. De 2000 para cá, posso dizer que hoje quem me informa é a internet. E nela, vários "veículos". Existem grandes portais, blogs, twitter, sites em geral.

Aí eu pergunto: o que é mídia hoje?

A internet é uma mídia? Ou cada uma das facetas da internet é uma mídia diferente?

Antes eu tinha um enciclopédia onde eu buscava algumas informações, e com algumas fotos. E agora? Entra no google e digite algo como diferencial traseiro. Existem até vídeos que contam a história de como o diferencial traseiro foi inventado, isso em "1900 e minha vó dançava"!

Retomo a pergunta: o que é mídia hoje?

Em www.michaelis.com.br, a palavra mídia é difinida com mais ênfase com relação a publicidade. Dessa forma, creio eu que hoje eu não saiba mais definir o que é mídia ou então, o que é conteúdo multimídia. Afinal de contas, hoje na internet, tudo está mais explícito do que já foi. Se quer saber algo, busque e encontrará uma animação com vídeo, texto, audio, e tudo mais.

Mas não existe algo de negativo nisso?

Creio que exista sim. Na verdade, o que eu observo hoje no brasil é uma guerra entre todos os "veículos" de comunicação. A televisão ainda não aprendeu a viver com a internet. O rádio desaprendeu de viver com o jornal e com a televisão. A internet se tornou um amontuado de opiniões e de relatos. O jornal escrito, mingua na busca de sua sobrevivência!

Manter-se informado hoje é um exercício solitário e árduo. Para encontrar as notícias ou informações que você deseja, é preciso paciência e algum tempo. Você precisa procurar e esquematizar sua procura para não gastar alguns trocos.

E claro, que uma empresa já está pensando em nós. O google, através do famoso google news se dispõe a fazer isso. Você informa a ele as áreas de interesse e o mesmo busca para você. Perigoso?

Acredito que sim, pois assim, ele além de te informar, fará ainda pior, filtrará a informação que você recebe de acordo com as vontades dele. É mais ou menos o que a globo faz no brasil com os 190 milhões de habitantes.

Diga-me quem te informa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário